Minha lista de blogs

domingo, 16 de junho de 2013

O peso da idade

Não é preciso ser muito velho para se sentir o peso da idade, basta sentir que a saúde não anda mais como andava, que não te olham mais com os mesmos olhos, a gente começa a ter prioridades, pressa, muita pressa...
Eu ando pensando muito na aposentadoria, porém, ao mesmo tempo penso que posso não chegar a vivê-la, afinal faltam 7 ou 8 anos e não sei se sobrevivo tanto. Tá, sei que tenho pouca idade para se pensar em morte, 53 ainda dá muito gás,  mas na minha família existem tantos casos de câncer que fico sempre achando que pode chegar minha vez. Acho que é por isso que me afasto dos consultórios médicos, acredito naquele ditado "quem procura, acha" e também pelo pavor de ter que aceitar algo inevitável. Eu mudaria toda a minha vida e não sei se isso seria legal. Também ia ser insuportável ver o sofrimento de algumas pessoas que me tem como "herói", como meu filho caçula e meu neto. O fato é que eu ando um pouco receosa de algumas coisas que ando sentindo. 
Ontem dormi as 19 horas com uma terrível dor de cabeça e levantei várias vezes a noite com ela. Só agora cedo, as 10 horas da manhã, ela foi embora. Isso porque descobri uma cartela de Doralgina no armário, eu desconhecia que estivesse ali, achei que os analgésicos estivessem acabado em casa. Eu acostumei em ser a provedora de tudo por aqui. Qualquer um que tenha qualquer problema sou sempre eu a providenciar tudo, desde alimento a remédios. Então, no caso de ser eu a pessoa a precisar, deixo passar...Loucura né! Não. Não é loucura, é cansaço!
Um dia eu sonhei que morria e tinha alguém me esperando do outro lado, uma espécie de alma gêmea. Espero que não. Minha alma gêmea ainda vive, seria bem ruim vê-la ir embora antes de mim...
O fato é que quando você fica mais velha todos te tratam diferente. Alguns respeitosos, outros relevam tudo que você diz, não te levam mais a sério (é só a opinião de uma velha), outros te protegem como se fosse frágil. Eu percebo tantas mudanças, mas graças a deus que a maioria ainda são boas, porque mesmo sendo minoria, não é fácil aguentar jovens tentando crescer nas suas costas. Isso existe muito no trabalho, jovens que mal saíram das fraldas, recebem um cargo e te olham com soberba, como se soubessem tudo. Dão ordens como se estivessem brincando de "casinha", onde eles detêm o poder e você, apenas uma velha experiente e muito competente, que precisa ser comandada. ODEIO vocês! E não deixo pularem nas minhas costas, graças a tudo que vivi, aprendi a lidar com fedelhos como vocês e nunca deixo irem muito longe. Eu cultivei amigos, disso tenho orgulho. E esses amigos estão sempre comigo. Os verdadeiros anjos dessa vida complicada! Esses sabem que não desejo o mal de ninguém e também não faço mal a ninguém. Apenas quero viver o tempo que me resta, seja pouco ou seja muito, mas viver em paz. Com os amigos por perto e, os que não são meus amigos, tomem certa distância, por favor.

Nenhum comentário: