Minha lista de blogs

domingo, 14 de março de 2010

É gauchês uai!

Eu passei grandes apuros quando cheguei aqui em Minas. Parecia que tudo que eu falava era motivo de risos. A maneira cantada do pessoal daqui e as reduções de palavras, essas eram normais. Além deles usarem outro pronome de tratamento para se relacionarem, usavam "você", eu estava acostumada a usar o "tu", eles ainda comiam as letras a vontade. "Você" transformava-se em "Ocê", "duas" era dito "duz". Eu quase morri de rir quando perguntei a uma pessoa quantas horas eram e ela respondeu "duzora". Mas eles é que riam de mim.
Então decidi escrever sobre as diferenças de vocabulário, para aprender mais rápido e deixar de ser o centro das atenções, se é que isso era possível!
Bom, descobri algumas curiosidades:

Em MINEIRÊS: Biscate - Mulher fácil, que sai com vários homens.
Em GAUCHÊS: Biscate - Serviços diversos autônomos (minha mãe fazia biscate, imagine a cara que fizeram quando eu disse isso, rs.)
Em MINEIRÊS: China - país da Ásia (se chamar uma pessoa de CHINA é porque ela tem traços chineses).
Em GAUCHÊS: China - Prostituta

E por aí afora...

Algumas expressões gauchas: ESLAQUE (calça comprida feminina), BERGAMOTA (tangerina), AIPIM (mandioca), GUAMPA (testa, chifres), GURI, GURIA (menino, menina), MOLEQUE (menor infrator, trombadinha), ENCARNADO (cor vermelha), MAS BAH, TCHE! (mas nossa meu!), FIASCO (vexame), BICHA (fila), etc...

Conforme for lembrando eu posto mais palavras curiosas aqui. Se alguém lembrar de alguma deixe nos comentários que posto ok?

Bom, assim fui aprendendo a ser mineira:

Falndo UAI, falando cantadinho, esquecendo do TU e da terceira pessoa, rs...e sendo muito simpática, pois o mineiro é o povo mais legal que já conheci. Te tratam como pessoa da família desde o princípio. Eu fiquei encantada!

Nenhum comentário: